Lixeiras subterrâneas são instaladas pela Prudenco perto dos quiosques do Parque do Povo

Assessoria de Imprensa Prudenco

05/11/2014

 Com o objetivo de contribuir com a limpeza pública de Presidente Prudente, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) iniciou a implantação das lixeiras subterrâneas. Trata-se de um novo e moderno sistema instalado em pontos estratégicos da cidade com intenso fluxo de descarte de lixos. Na primeira etapa são instalados 10 contêineres subterrâneos, sendo oito já estão em conclusão no Parque do Povo. Em seguida, outros dois serão instalados próximo ao Camelódromo, no centro de Prudente.

No Parque do Povo, são colocados oito contêineres subterrâneos distribuídos entre as avenidas 11 de Maio e 14 de Setembro, na altura dos quiosques de alimentação, onde os buracos foram escavados e já receberam os contentores com capacidade para armazenar aproximadamente 6,5 metros cúbicos de lixo. Em cada ponto são colocados dois contêineres lado a lado, um para acomodar lixo orgânico, outra para lixo reciclável. 

Na sequência, dois contêineres serão instalados próximo ao Camelódromo de Presidente Prudente. A previsão é de concluir a instalação das lixeiras até o próximo mês.  A próxima etapa consiste na adaptação dos caminhões com sistema de elevação das lixeiras para esvaziamento da caixa removível que armazena o lixo.

Com o novo sistema, a limpeza que é feita diariamente passará para os dias alternados, ou de acordo com a demanda. Com o novo sistema, a intenção é de realizar uma reestruturação da coleta de lixo visando minimizar os custos, além de contribuir com um ambiente limpo e agradável sem a utilização de lixeiras expostas. 

No total serão 30 contêineres instalados nos locais definidos através de estudos feitos pela Prudenco em conjunto com a Prefeitura de Prudente. Novas lixeiras serão instaladas no quadrilátero central, próximo ao Calçadão da Maffei nas ruas: Felício Tarabai; Dr. José Foz; Joaquim Nabuco; Siqueira Campos e também próximo a Praça 9 de Julho.

O projeto inovador de lixeiras subterrâneas segue o mesmo padrão das instaladas na Espanha e na cidade Paulínia. Nos locais, o uso das lixeiras já obteve resultados satisfatórios, além da redução de custos do sistema de coleta de resíduos.

 

Outras Notícias