Novas lixeiras subterrâneas são instaladas pela Prudenco no Calçadão da Maffei

Assessoria de Imprensa Prudenco

19/10/2015

 Novos pontos das lixeiras subterrâneas da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) começaram a serem instalados no Calçadão da Maffei de Presidente Prudente. As ruas paralelas ao maior centro comercial recebem os pontos de descarte de lixo reciclável e orgânico. Nesta segunda-feira (19/10) o trabalho foi realizado na Rua Felício Tarabai, defronte ao Banco Bradesco e já foi concluído na Rua Dr. José Foz. Os locais receberam os contêineres, que serão usados para descarte de resíduos pelos comerciantes e transeuntes que passam pelo local.

Ainda nesta semana, a instalação tem sequência em outros pontos do quadrilátero central, como a Rua Siqueira Campos e a Rua Joaquim Nabuco. Nesta última rua, paralela à Praça 9 de Julho serão instaladas quatro lixeiras divididas em dois pontos devido à quantidade de descarte de lixo no local. Duas lixeiras ficarão ao lado do Calçadão e outras duas serão implantadas na esquina da Rua Barão do Rio Branco.

Para escavação dos locais, já foram feitos estudos do solo para verificar o sistema de tubulações subterrâneas e evitar rompimento da rede. Em cada ponto os trabalhadores escavam dois metros e meio para encaixar cada lixeira, que tem aproximadamente 1,90 metros por 1,80 metros. Nos locais, são feitas as bases de concreto para receber os contêineres removíveis. Em seguida é feito o acabamento e instalação dos tubos de inox que ficam sob a cobertura.

Paralelamente a instalação dos novos pontos, também avança o projeto piloto de treinamento dos funcionários, motoristas e coletores de lixo que irão manusear as lixeiras. O trabalho será mecanizado feito através de controle das gruas que foram adaptadas aos caminhões coletores para elevação das caixas. Desta forma, os funcionários não terão nenhum contato com o lixo.

A previsão é que o funcionamento das lixeiras seja iniciado após a conclusão da instalação e acabamento final. Ao todo, o sistema subterrâneo contará com 30 lixeiras, sendo que deste total, oito já foram colocadas no Parque do Povo. Outras 22 atenderão ao quadrilátero central nos cruzamentos com o Calçadão da Maffei e também na Avenida Brasil.

Atualmente a coleta de lixo é realizada diariamente no quadrilátero central pelos caminhões da Prudenco. As lixeiras são colocadas para otimizar serviços, reduzir os custos operacionais, além de garantir maior segurança para os funcionários, bem como, manter a limpeza permanente desses locais, sem exposição do lixo e mau cheiro, já que o mesmo ficará armazenado nas lixeiras.

Outras Notícias