Visita técnica ao Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás

17/05/2018

         Na sexta-feira (04/05), a Prudenco representada pelo colaborador - Fernando Celestino, realizou mais uma visita técnica ao Centro Internacional de Energias Renováveis (Biogás), a visita teve como objetivo estreitar relações com o centro, conhecer um pouco mais a fundo a tecnologia e suas aplicações, assim como apresentar o cenário do nosso município para estudar as possíveis aplicações dessa tecnologia.

            Nas primeiras visitas foi apresentado o atual estágio da tecnologia de produção de biogás. O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias e tem como foco a utilização do biometano para o abastecimento da frota da Prudenco, o biometano é um combustível gasoso oriundo do biogás.

            Está sendo avaliado a possibilidade e viabilidade de implementação do recurso da tecnologia em benefício da Prudenco – Companhia Prudentina de Desenvolvimento.

As principais fontes para a produção de biometano são:

Fezes de ovinos, suínos e bovinos;

Lodo do tratamento de esgoto;

Chorume de aterros sanitários;

Material orgânico de restaurantes e grandes produtores;

Grama de outros resíduos e roçagens.

           Resulta, após etapas de purificação do biogás, num combustível gasoso com elevado teor de metano em sua composição. Com isso, reúne características para ser intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações. A qualidade do biometano é regulamentada pela ANP por meio da Resolução ANP n° 8/2015. A especificação do produto encontra-se no Regulamento Técnico ANP n° 1/2015.

São inúmeros os benefícios para o município, o biogás gera combustível, energia, traz melhorias na coleta seletiva, faz reaproveitamento de resíduos, consequentemente trazendo menos lixo ao aterro, menor custo ao munícipio, e menor custo de operação.

Será avaliado o potencial gerador e a qualidade de resíduos de Presidente Prudente, para viabilizar a adequação e implementação do processo.

 

 

 

Outras Notícias