Limpeza Pública

É responsabilidade da Prudenco a formulação e implementação da política de limpeza pública urbana do município de Presidente Prudente, garantindo à população o acesso aos serviços de limpeza urbana em condições adequadas. Para isso, utiliza métodos de coleta convencional e seletiva, limpeza de bairros, varrição diurna e noturna, destinação final do lixo em aterro sanitário e programas de conscientização e educação ambiental aplicados em escolas, prédios públicos, empresas privadas, praças, etc.

Transporte de Lixo

O transporte do lixo do município de Presidente Prudente é realizado pelos próprios caminhões da coleta, que após realizar a coleta, encaminham o lixo para o devido aterro sanitário.

Varrição das Ruas

A Prudenco hoje conta com uma equipe de 170 varredores, que fazem também a limpeza de feiras-livres e diversos eventos realizados no município.
A varrição das vias públicas de Presidente Prudente atinge toda a área pavimentada, o que representa aproximadamente 380 km/eixo de rua, sendo 60% diário e 40% alternado, segundas, quartas e sextas feiras ou terças, quintas e sábados.
No centro da cidade a varrição é diária e com repasse, nas avenidas diariamente, em alguns locais 2 vezes na semana e em outros uma vez na semana, aos domingos de manha é realizada a limpeza no Parque do Povo.
É também disponibilizado caminhões Poli e caçambas paras as feiras-livres e em diversos pontos da cidade.

Coleta de Lixo

São 60 funcionários que realizam o corte de grama, poda e recolhimento no Parque do Povo, praças e avenidas do município, sendo que parte das praças e avenidas são de responsabilidade do Horto.
O trabalho é realizado também no Distrito Industrial e Fundos de vale(serviço realizado com tratores).

 

Dados quantitativos:

  • Frequência: 07 setores diários noturnos | 16 setores alternados (bairros periféricos).
  • Número de viagens: 36 viagens com capacidade média de carga de 5 toneladas.

Aterro Controlado

O lixo em Presidente Prudente é de produção diária de 205,85 toneladas / dia, sendo 197,60 toneladas de lixo domiciliar e o restante de lixo urbano (resíduos de varrição, podas de árvores, construção civil, corte de gramas e outros). A sua destinação é o aterro controlado.
O aterro controlado é composto de:
Iluminação noturna e cerca

Equipamentos:

  • 01 Pá carregadeira
  • 02 Caminhões basculantes
  • 02 Tratores esteira