PRUDENCO PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE à DENGUE POR MEIO DE ARMADILHA CASEIRA



29/11/2023 10:32:00

Com o objetivo de combater a dengue e a proliferação do mosquito da dengue, a Prudenco iniciou uma campanha em prol de diminuir a incidência da doença em Presidente Prudente por meio de uma armadilha caseira. A ideia é simples, criativa e sustentável, que visa por meio de uma garrafa pet com alguns grãos de arroz imersos na água dentro do recipiente, atrair os mosquitos e capturá-los dentro da garrafa.

A sugestão da criação da iniciativa surgiu por meio do diretor administrativo da Companhia, Mauri Guarizi, que ao assistir uma reportagem sobre a dengue no YouTube, acompanhou o tutorial da armadilha e logo compartilhou o vídeo com os amigos e funcionários da Prudenco. Segundo Guarizi, são atitudes simples que fazem a diferença, e por meio do objeto muitas famílias podem se proteger da doença e contribuir com o combate ao Aedes Aegypti.

Vale lembrar que, apesar da eficácia da armadilha sustentável, nada substitui a limpeza e preservação do quintal. O intuito é que o objeto seja a primeira opção do mosquito para se reproduzir, ou seja, a ideia é que não haja recipientes ou materiais que acumulem água no entorno da garrafa, pois a chance de o animal não ir até a garrafa e preferir locais maiores que possuam líquidos dentro é maior.

A orientação da Prudenco é que cada morador seja consciente e participe da campanha de combate à dengue realizando o descarte de lixos, recipientes que acumulem água e móveis velhos do quintal da casa, além da execução da armadilha caseira. Se cada cidadão fizer a sua parte, toda a cidade se beneficiará e a dengue não terá chance no município.

Tutorial da armadilha

Para fazer o material, basta separar uma garrafa pet de dois litros, um elástico, um pedaço de microtule, água, tesoura, fita e um pouco de arroz cru, que pode ser substituído também por alpiste ou ração de gato. Após a separação dos objetos necessários, corte a garrafa ao meio, separando a parte do gargalo da garrafa (a parte de cima) e tampe com o microtule, prendendo com o elástico, e encha a parte debaixo do recipiente com água e arroz.

Após as duas etapas da garrafa cortadas e feitas, basta unir as duas partes, virando a parte do gargalo da garrafa para baixo, de maneira que esteja em contato com a água, e finalizar com uma fita, afim de que as partes estejam juntas e isoladas.

Dessa forma, a fêmea do mosquito será atraída pela água e fará a reprodução dos ovos na parte da garrafa próxima ao gargalo. Ao serem eclodidos, os ovos passarão pelo microtule e cairão dentro da água, fazendo com que os mosquitos fiquem presos na parte debaixo.

A armadilha é reutilizável, e ao prender os mosquitos, deverá jogar água sanitária dentro da garrada e despejar toda a água dentro do vaso sanitário finalizando com a descarga. Assim, basta lavar a parte debaixo da armadilha e acrescentar a mistura de água com arroz para usar novamente. A dica é fazer mais de um material e espalhar pelo quintal, colocando em pontos estratégicos do local.

O passo-a-passo completo da armadilha também está disponível nas redes sociais da Prudenco e por meio desse link: https://www.instagram.com/p/C0OoHP4u15I/

 

Autor: Assessoria de Comunicação

Fontes: Assessoria de Comunicação

FALE CONOSCO

Rua Dr. José Foz, 126 - Bairro do Bosque
Presidente Prudente / SP - CEP: 19010-000
(18) 3226-0055
contato@prudenco.com.br
HORARÍO DE FUNCIONAMENTO:
De segunda a sexta-feira das 08h às 17h